PRINCIPAIS SERVIÇOS
Análises
A ANÁLISE DO AR da nossa ficha de serviços é o atendimento das exigências diretas da Resolução 09 da ANVISA, que determina quatro “normas técnicas” para a avaliação e controle da QAI dos ambientes climatizados de uso coletivo.
A norma técnica 001 refere-se à pesquisa de possível colonização, multiplicação e disseminação de fungos no ar ambiente interior.
A norma técnica 002 refere-se à pesquisa do índice de renovação do ar no ambiente de uso coletivo pela mensuração do seu nível de CO2.
Já a norma técnica 003 refere-se à qualidade de conforto térmico do ambiente climatizado, portanto, mensura temperatura (°C), umidade (%) e velocidade do ar (m/s) nesse ambiente.
E por fim, a norma técnica 004 refere-se à pesquisa e mensuração dos aerodispersóides (poeiras = µg/m3) presentes no ambiente interior climatizado.
- Qual a periodicidade recomendada para esta análise?
Para todos estes testes, a periodicidade exigida pela lei é semestral.
- Atente-se ao profissionalismo da equipe:
O relatório elaborado por laboratório especificamente credenciado e habilitado é acompanhado de fotos dos locais da amostragem e da interpretação dos valores coletados por químico e biológico.
- Procedimento com qualidade certificada:
Os instrumentos de coleta têm calibração certificada pelo Inmetro e certificados rastreáveis.
As Legionellas são consideradas bactérias ambientais, pois seu habitat natural são as águas superficiais como: lagos e rios, sendo também encontradas em águas marinhas pouco salobras e em água da chuva armazenada.
Destes sistemas naturais, a bactéria pode colonizar diversos sistemas artificiais, atingindo-os através do transporte pelo ar. Estas instalações podem favorecer a proliferação das bactérias, quer seja pela presença de produtos que podem se acumular (servindo de nutrientes), ou pela temperatura favorável dos reservatórios artificiais, mas principalmente pela presença de biofilme.
O serviço de ANÁLISE DE LEGIONELLA realizado pela Ar Plac é embasado nas normas NBR ISO IEC 17025, NBR 10719, Portaria 3523 e na Resolução RE-09 do Ministério da Saúde.
- Como é verificada a presença de colônias de legionella?
A coleta das amostras para estudo é feita nas águas das bacias das torres de resfriamento, no biofilme, na água condensada das bandejas e na base das serpentinas dos condicionadores de ar e em pontos com dispersão de água, como chuveiros e bebedouros.
- A proliferação desta bactéria é um risco real que precisa ser controlado
Os principais objetivos do serviço são: monitorar e controlar a presença das bactérias Legionella sp e Legionella Pneumophilla nas instalações por meio de pesquisa laboratorial e de orientações para eventuais correções necessárias.
A ANÁLISE GRAVIMÉTRICA tem como objetivo a determinação da concentração de material particulado (partículas de matéria sólida em suspensão no ar ou depositadas em superfícies) na base do interior de dutos de ar e deve ser feita em dutos de insuflação e retorno de todos os tipos de sistemas de ar condicionado e ventilação de ar externo.
- Qual a finalidade deste tipo de análise?
Através dela, é possível verificar a necessidade de limpeza interna do duto, ou em casos de execução deste serviço, avaliar, após a sua conclusão, se ele foi corretamente realizado.
A ANÁLISE DE VOC (sigla em inglês, mais comum) ou COV (Compostos Orgânicos Voláteis) é uma obrigação imposta pela legislação vigente (RE 09 de 16 de janeiro de 2003) para a comprovação da QAI dos ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo.
Esta análise refere-se ao Quadro II – Contaminantes Químicos mais comuns e presta-se à comprovação da inexistência, ou da existência em níveis baixos e sob rigoroso controle, de contaminantes químicos nos ambientes de uso comum.
- Quais ambientes devem fazer esta análise?
Qualquer ambiente climatizado artificialmente de uso público ou coletivo.
- Qual a periodicidade recomendada?
Para todos estes exames, a periodicidade recomendada por nós é semestral.
- O que é verificado nesta análise?
Nesta análise é verificado o nível de presença de contaminantes químicos no ambiente. À esta análise, podem ser agregados os reagentes para outros possíveis contaminantes, conforme a necessidade local.