A inspeção no sistema de exaustão


Por que inspecionar?

A inspeção no sistema de exaustão de cozinhas profissionais é primordial para que seja garantida a segurança do ambiente como um todo: funcionários, clientes e edificação. Com ela é possível eliminar os riscos de incêndio e à saúde pública, evitar infrações de seguro e prevenir danos ao patrimônio e à imagem da empresa.

Por ser tão importante, também é regulamentada pela ABNT NBR 14518:2019. Esta norma exige que seja feita no mínimo uma inspeção semestral por profissional habilitado e qualificado que gere um relatório fotográfico para comprovar a necessidade ou não de limpeza do sistema. Todo o sistema de exaustão deve ser verificado: coifas, dutos, exaustores e despoluidores de ar (coifa lavadora, lavadores de ar e filtro eletrostático).


Quando inspecionar?

A periodicidade da inspeção depende da tipologia da cozinha e/ou volume de cocção, podendo esse tempo ser reduzido por profissionais habilitados com experiencia na operação.

  • Os sistemas operando com combustível sólido (como churrasqueira a carvão) devem ser inspecionados mensalmente;
  • Os com equipamentos severos (como fritadeiras) devem ser inspecionados no mínimo trimestralmente;
  • Os com equipamentos moderados (como fogões) devem ser inspecionados no mínimo semestralmente;
  • E os com equipamentos leves (como fornos de micro-ondas) devem ser inspecionados anualmente.

Lembrando que numa cozinha com vários equipamentos, a classificação do sistema se dá pelo equipamento que gere maior risco.

A limpeza será necessária sempre que houver deposição de gordura maior que 2mm de espessura em qualquer parte do sistema. Os incêndios nos dutos muitas vezes não são ocasionados por contato com labaredas de fogo e sim, por acúmulos de gordura no sistema que alcançam sua temperatura de autoignição, por isso a importância de inspecionar o sistema como um todo.


Palavras finais

Além da inspeção visual de todos os componentes do sistema, também pode ser feito um teste de eficiência, onde as situações do dia-a-dia são simuladas (inclusive com simulação da operação em caso de incêndio). Ambos os tipos de inspeção são realizados com rigor e atenção aos detalhes pela Ar Plac em instalações em todo o Brasil, apontando o que precisa ser corrigido e sugerindo soluções para garantir a segurança das instalações.

Compartilhar esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Outras Postagens

Inspeção no sistema de exaustão
Auditoria

A inspeção no sistema de exaustão

Por que inspecionar? A inspeção no sistema de exaustão de cozinhas profissionais é primordial para que seja garantida a segurança do ambiente como um todo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos prontos e você?

A Ar Plac atende com excelência desde 1989. Conte com nossa experiência e competência!